É preciso muito cuidado na contratação do profissional de contabilidade ou entidade contábil, são estes profissionais os responsáveis por todas as informações a serem geradas para a Receita Federal, Estado e Município. Muitas declarações obrigatórias são geradas a fim de informar todas as movimentações econômicas e financeiras das empresas, bem como todos os impostos a serem recolhidos aos cofres públicos. Dentre elas podemos citar:

– DIPJ, DACON, DCTF, SPED FISCAL, SPED CONTRIBUIÇÕES;

– PIS, COFINS, IRPJ, ICMS, ISS.

– Balancetes mensais, balanço patrimonial, Demonstração de resultado, etc.

A não observância de fatos relevantes sobre o seu empreendimento, pode trazer diversos prejuízos financeiros e a consequente falta de sustentabilidade do negócio.

Ressaltamos a importância de contratação de profissionais habilitados e regularizados pelo Conselho Regional de Contabilidade.

Alguns questionamentos podem ser feitos ao profissional a fim de não prejudicar o seu empreendimento:

– Solicitou toda documentação mensal, cópia de notas fiscais, extratos bancários, recibos, etc ?

– Fez escrituração das notas de compra e venda ?

– Fez escrituração contábil e emitiu balancete de contas ?

– Qual foi o lucro ou prejuízo nos meses anteriores ?

– Qual o impacto da folha de pagamento no faturamento da empresa ?

– Qual a margem de lucro do produto X ?

– Como formar o preço de venda de meu produto ?

– Como planejar para pagar menos impostos ?

Estes e outros questionamentos, podem te ajudar a contratar um bom profissional, se o profissional contratado te cobrar apenas R$ 150,00 por mês, dificilmente ele irá disponibilizar tudo o que é preciso, sempre irá faltar algum item.

Há muito tempo o profissional de contabilidade deixou de ser um simples emissor de impostos e honorários, este profissional tem de agir de forma direta no seu empreendimento, ser um braço direito e o esquerdo no que tange ao desenvolvimento empresarial. É este profissional o mais orientado a fornecer informações gerenciais a fim de municiar o empresário na tomada de decisão.

Muito cuidado ao contratar um profissional de contabilidade, o barato pode sair muito caro para você …

Kleber B. Rosa

Contabilista